T O P

Irei procurar meu primeiro AP para morar. Quais recomendações / o que eu preciso saber DO IMÓVEL?

Irei procurar meu primeiro AP para morar. Quais recomendações / o que eu preciso saber DO IMÓVEL?

tarsinho

- Verifique torneiras (veja se funcionam e se não há vazamentos) - Parte elétrica (tomadas e luzes devem estar funcionando) - Paredes mofadas (preste ateção nos cheiros do ap) - Portas, trancas e janelas - visite a região antes e depois da visita. Converse com as pessoas. Pergunte sobre segurança e barulhos na região. - Se possível, pergunte para vizinhos sobre outros vizinhos :) - Se possível, faça perguntas para o morador anterior (se for ele te mostrando o imóvel) sobre o dono do ap/imobiliária, no caso de você estar alugando. Peça para que façam todos os reparos necessários antes de você mudar (antes de assinar o contrato). Por fim, parece óbvio mas tem gente que não o faz: LEIA o contrato e questione qualquer coisa estranha no mesmo.


tiroba2480

E tire foto de tudo antes de entrar no apartamento.


PelaesPD

Repare nos detalhes. Pequenas manchas de mofo, portas de madeira com as bordas estufadas e rejuntes escurecidos podem indicar problemas de umidade que não foram resolvidos. Veja a situação das tomadas, se estão com o padrão novo e se estão escurecidas, podendo indicar curtos antigos. Veja os cômodos que fazem parede com o banheiro: a parede está levemente úmida? Armários embutidos que fazem parede com o banheiro são cilada na certa, vai facilmente embolorar coisa lá dentro. Pega sol da manhã ou da tarde? Sol da tarde torna o AP um forno durante os meses quentes, e o calor fica preso até durante a noite. Veja a situação das escadas de incêndio do condomínio e das áreas que pouco movimento de condôminos. Normalmente só cuidam da manutenção das áreas comuns, e as áreas mais escondidas podem desmascarar algum pouco caso da manutenção. Árvores nas proximidades são muito altas? Em caso de tempestade podem cair e prejudicar não somente a estrutura do prédio como também a rede elétrica, resultando em danos dos seus aparelhos. Se possível passe uma segunda vez no local, sem a presença do corretor, e puxe conversa com o porteiro. Explique a situação e pergunte sobre problemas e particularidades que o local tem. Eles são surpreendentemente receptivos, apesar de um certo receio de você ser algum assaltante sondando. Tudo isso pode parecer paranóia, e dificilmente você irá satisfazer tooodos os quesitos, ainda mais em prédios mais antigos, mas essas coisas salvam de enrascadas maiores.


luizgonzaga4178

\_ Posição em relação aos pontos cardeais para determinar se tem sol da manhã (melhor); sol da tarde (pior) ou ambos (pior ainda). Você pode ver isso no google maps, ou em sites mais específicos, como [esse](https://www.suncalc.org/#/40.1789,-3.5156,3/2021.08.04/12:24/1/3). \_ Verificar minuciosamente encanamento de água e esgoto, gás e energia elétrica. Se não entender disso, leve junto alguém que entenda. Vai te poupar inúmeras dores de cabeça colossais. Verificar também a presença de umidade e infiltrações nas paredes e no teto. \_ Verificar necessidade de pequenos consertos e instalações antes de entrar no imóvel. Os proprietários e corretores não costumam mostrar esse tipo de coisa. Por exemplo, uma torneira pingando; uma tomada que não funciona; etc. \_ Dica final: depois de entrar, **troque a fechadura**. Acredite, isso é absolutamente fundamental. Boa sorte!


Tierpfleg3r

Se está falando de aluguel, acompanhe a vistoria e faça o agente anotar absolutamente tudo o que não estiver 100%. Desde parede mal-pintada, até lascas no piso, alguma torneira manchada, janela com mecanismo ruim, etc. Peça uma cópia assinada dessa vistoria e guarde muitíssimo bem.


DeepNavyBlue

Ap, apto, apartamento! Acho que tudo já foi dito, mas tem uma coisa muito importante! Verifique as condições do condomínio, contas, chamadas, valores. Isso ninguém olha, depois vem o choro de ser o morador indesejado. "Chegou agora e quer se meter, sempre foi assim:. Evite, conheço dezenas de casos.


eitaporra

Veja a direção que as janelas do apartamento estão viradas, pelo que vi as que as janelas são viradas pro norte são mais valorizadas pq pega mais sol. Tem um detalhe da direção onde o apartamento pega mais sol na manhã ou à tarde também, mas não sei bem como isso funciona ou qual é melhor. Veja também os arredores, se de frente pro apartamento tem alguma coisa que possa gerar barulho (salão de festa, uma quadra de esportes). Se for comprar um apartamento que tem uma vista bacana, veja se de repente o terreno ao lado tem chance de virar outro prédio... pode acontecer de daqui a uns anos venderem o terreno ao lado e subirem um prédio que bloqueia a sua vista.


freddyjoker

procurar infiltrações no teto e cantos superiores das paredes, ficar atento a posição das tomadas e perguntar a voltagem (dar preferencia a bivolt, obviamente), ficar atento aos arredores se tem terreno baldio, se tem prédio alto que vai bloquear o sol, se tem igrejas e afins (que vão fazer cultos no ultimo volume), se tem restaurantes e afins (que podem ter musica alta também). É uma boa conversar com os vizinhos e pergunta o que eles acham do lugar e do bairro, perguntar se enche de água quando chove, se cai a luz, se o sinal de celular é bom


matheuslam

Quando decidir, antes de entrar tire foto de cada ponto do AP no estado em que recebeu e DOCUMENTE! Também seja extremamente minucioso no laudo de entrada do AP, pq na saída a imobiliária, ou o proprietário, podem te dar um prejuízo enorme com coisas que não são de sua responsabilidade.


Mickets

- Compra ou aluguel? - Um bom advogado.